facepixel

Vinho gelado ou em temperatura ambiente?

Vinho gelado ou em temperatura ambiente?

Devemos tomar o vinho gelado ou em temperatura ambiente? Existe alguma regra para a temperatura ideal do vinho? Sim, existem algumas dicas para aproveitar a sua bebida em temperaturas ideais. Mas, assim como nós, cada vinho é único e suas particularidades devem ser apreciadas da forma certa, para aproveitarmos cada vez melhor toda a experiência de cada taça.

Você já notou que a sua temperatura muda de acordo com o ambiente? É assim também com a nossa bebida predileta. Assim como o nosso corpo muda, exala odores e fica mais volátil, o vinho obedece a mesma regra. De acordo com a temperatura, podemos ter perda ou potencialização de aspectos como sabor, aroma, doçura e até do álcool.

Quer ficar fera no vinho? Veja as nossas dicas e aprenda algumas regras sobre temperatura, pois no mundo dos vinhos isso não é questão de etiqueta, o vinho é um organismo vivo e instável.

Na Teoria

Como já dissemos, a temperatura influencia diretamente no aroma e na percepção de sabor dos vinhos, mas para acertar em cheio no quesito temperatura, geralmente utilizamos uma tabela de referência.

Vamos falar a verdade, beber um vinho na temperatura errada pode reduzir   muito do prazer da nossa experiência. Seria como tomar um refrigerante quente, não é verdade? Por isso é necessário que a sua experiência te guie e você note os fatores a sua volta. Observando até mesmo como está o seu próprio corpo na hora de lançar a bebida à taça.

Na prática

Seu nariz é seu aliado! É pelo olfato que você percebe a potência do álcool no seu vinho. Caso esteja muito elevado, é sinal de quem está quente. A solução? Deixar esfriar um pouquinho para que aroma e álcool se equilibrem.

O mesmo vale para alguns vinhos de menor qualidade, tomá-lo geladinho pode ajudar a disfarçar alguns desequilíbrios. Uma vez que o vinho em temperaturas mais baixas potencializa adstringência e taninos.

Temperatura Ideal

Desperte o leitor que existe em você e dê uma olhadinha no rótulo para saber a temperatura ideal para apreciar aquele vinho, mas como somos bem bonzinhos, aqui vão algumas dicas para te ajudar na empreitada:

Vinhos brancos rosados e espumosos: Jovens a 6 ou 8 graus e encorpados entre 10 e 12 graus

Tintos: Jovens 12 a 14 graus, com barrica já é entre 14 a 16 graus e encorpados até 18 graus.

Gostou do conteúdo? Então clica no vídeo e venha aprender ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.