facepixel

Tipos de vinhos: 3 coisas para você saber!

Tipos de vinhos: 3 coisas para você saber!

Quantos tipos de vinho existem? Essa pergunta pode causar uma dor de cabeça daquelas para quem se aventura pelo mundo dos vinhos. Afinal de contas, existem uma infinidade de vinhos e, sem uma base de referências, pode ser difícil explicar as diferentes nuances que separam as categorias da nossa bebida favorita.

Mas sem desespero, hein? Nada de se afobar. Ficar um pouco perdido é natural para quem está começando agora a explorar o mundo dos vinhos. Neste vídeo, vamos te mostrar dicas importantes para saber diferenciar cada tipo de vinho. Vem aprender comigo!

Para início de conversa, sabemos que os vinhos são feitos de uvas, certo? E são elas que dão o tom dos vinhos que vão para as nossas taças. Os vinhos brancos são feitos de uvas brancas, com as cores variando desde o quase água até o esverdeado. Já os tintos, são feitos com uvas exclusivamente tintas, passando por todas aquelas cores de vermelho até o violeta. Os rosados são feitos de uvas tintas ou tintas e brancas. Eles já têm aquela corzinha mais entre o rosa salmão e o rosa alaranjado. 

Estilos de vinho

Chegamos ao ponto que todo mundo quer saber: Afinal, quantos tipos de vinho existem? Bom, aqui vamos trabalhar com três tipos, para te explicar de forma objetiva como eles funcionam. Vamos conhecê-los.

Tranquilos

Estes são os vinhos mais comuns, ou como dizemos aqui na Espanha “Los Vinos de Toda la Vida”.  É provavelmente por ele que você começou a sua jornada no mundo dos vinhos, não é mesmo?  Esses são aqueles vinhos mais comumente encontrados nos supermercados. Uma excelente porta de entrada.

Espumosos

Estes são aqueles vinhos que borbulham nas tulipas, como champanhe e proseco. As bolhinhas podem ser adicionadas artificialmente ou naturalmente do mosto.

Fortificados

São vinhos mais especiais, mais fortes em teor de álcool ou açúcar. Nomes famosos como Vinho do Porto, fazem parte dessa categoria.

Gostou dessas dicas? Então não perde tempo e vem aprender comigo um pouco sobre esse mundo enorme dos vinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.