facepixel

Priorat, seu solo, sua paisagem e sua origem!

Priorat, seu solo, sua paisagem e sua origem!

Mais uma vez pegamos a estrada para explorar este mundo dos vinhos! Nosso destino foi a região do Priorat, que fica na Catalunha. Estamos falando de uma região muito importante para a Espanha na produção de vinhos.

E não são vinhos simples, viu? São muito intensos e de grande qualidade. Elaborados há mais de oito séculos. Então vem com a gente conhecer esta região rica em sabores, histórias e curiosidades!

O Solo do Priorat

Os encantamentos desta região vinícola começam desde o primeiro olhar. Formada por solos de colinas negras de origem vulcânica, o que acontece por ali é curioso para dizer o mínimo. Estamos em local com um  microclima único, chamado de “suelo de Pizarra” o que conhecemos pelo nome de pedras de ardósia.

Ali o que se encontra é este solo de ardósia vermelha e negra, não muito comum, mas que ajuda bastante no amadurecimento das uvas. Acontece que este terreno é um pouco pobre em nutrientes, devido aos longos verões de clima muito quente e seco e aos invernos muito frios. Isto faz com o rendimento das uvas seja baixo, mas muito especial para a produção de vinhos tão elegantes da região.

E bota elegância nisso! O Priorat, junto de Rioja, são as únicas regiões vinícolas da Espanha a contar com o selo D.O.C, que em bom português, significa Denominação de Origem Qualificada. Nada mal, não é mesmo?

Sua Origem

E é claro que não poderíamos deixar de provar os vinhos feitos nesta região, não é mesmo? Já entre os vinhedos tomamos algumas tacinhas, mas o primeiro dia ainda contou com uma degustação especial na vinícola de Valdellach, na Vila de Porreira.

E claro que o dia ainda não havia terminado e muito menos o passeio! Ainda tivemos mais uma parada na Vila Siurana, um povoado marcado pelos contos de Priorat, com lendas sobre princesas e guerreiros. Um verdadeiro mergulho na história!

O dia seguinte também já começou com vinhos, na vinícola Pascone, na região do Mont Sant. Ali nos preparamos para pegar a estrada e ver com nossos próprios olhos o lugar onde tudo começou em Priorat!

Toda a beleza da história do Priorat

A produção vinícola no Priorat teve início no ano de 1163, ainda no século 12 e as ruínas do antigo monastério de Cartoixa d’Escaladei são uma parada obrigatória para qualquer visitante no caminho!

Reza a lenda que os monges estavam a procura de um local ideal para construir seu convento, quando se depararam com um pastor que afirmava ter sonhos com anjos subindo aos céus por uma escada. Isso acontecia sempre que ele estava na região com suas ovelhas

Os monges não tiveram dúvidas! Aquilo só poderia ser um sinal dos céus e escavaram ali mesmo o seu convento, o Cartoixa d’Escaladei, ou Escada para o Céu. Como hoje tudo são ruínas, algumas partes foram reconstruídas para entendermos melhor a rotina daqueles monges.

Eles viviam em clausuras em pequenas celas nestas galerias do mosteiro. E ali, passavam o dia rezando, meditando sobre a vida e produzindo vinhos e azeite que até hoje são referências no lugar.

Então pense comigo, eles viviam em micro-apartamentos, bebendo o vinho maravilhoso feito por ali e saboreando comidas típicas com um azeite de altíssima qualidade. Acho que a vida não era tão difícil assim, hein?

Para finalizar a visita, fomos visitar a Capela do Ermita, mas essa parte fica para outro dia. O importante foi conhecer a história da região do Priorat e dos produtores que elaboraram vinhos maravilhosos neste solo tão incomum!

Espero que você tenha curtido o conteúdo! Se gostou, se inscreva e deixe o seu like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.