A produção vinícola no Priorat teve início no ano de 1163, ainda no século 12 e as ruínas do antigo monastério de Cartoixa d’Escaladei são uma parada obrigatória para qualquer visitante no caminho!
Reza a lenda que os monges estavam a procura de um local ideal para construir seu convento, quando se depararam com um pastor que afirmava ter sonhos com anjos subindo aos céus por uma escada. Isso acontecia sempre que ele estava na região com suas ovelhas
Os monges não tiveram dúvidas! Aquilo só poderia ser um sinal dos céus e escavaram ali mesmo o seu convento, o Cartoixa d’Escaladei, ou Escada para o Céu. Como hoje tudo são ruínas, algumas partes foram reconstruídas para entendermos melhor a rotina daqueles monges.
Eles viviam em clausuras em pequenas celas nestas galerias do mosteiro. E ali, passavam o dia rezando, meditando sobre a vida e produzindo vinhos e azeite que até hoje são referências no lugar.
Então pense comigo, eles viviam em micro-apartamentos, bebendo o vinho maravilhoso feito por ali e saboreando comidas típicas com um azeite de altíssima qualidade. Acho que a vida não era tão difícil assim, hein?
Para finalizar a visita, fomos visitar a Capela do Ermita, mas essa parte fica para outro dia. O importante foi conhecer a história da região do Priorat e dos produtores que elaboraram vinhos maravilhosos neste solo tão incomum!
Espero que você tenha curtido o conteúdo! Se gostou, se inscreva e deixe o seu like!