A Merlot é uma das uvas mais famosas do mundo e tenho certeza que você já ouviu este nome em algum lugar. Na verdade, ela é a segunda uva tinta mais plantada do mundo, atrás só da Cabernet Sauvignon.
Ela é de um lugar que eu aposto que vocês nem imaginam qual seja! Brincadeira, ela também é natural da França, a nossa suspeita de quase sempre, lá da região de Bourdeaux. Mas sabia que esta francesinha tem feito a cabeça mesmo é dos brasileiros?
Agora bateu uma dúvida: será que foi o Brasil que se tornou o queridinho da Merlot? A verdade é que território brasileiro tem se tornado um excelente terroir para a produção destes vinhos e tem gente lá de fora muito interessada, viu?
Um dos enólogos mais famosos da região em que esta uva brilha como uma estrela, em Pomerol, que se chama Michel Rolland, até ajudou algumas vinícolas no Brasil na produção de Merlot! Que moral, hein? Ótimos vinhos têm nascido aqui!
Tem gente dizendo que a Merlot vai ser no Brasil, o que a Malbec é na Argentina (Se perdeu este vídeo sobre os nossos Hermanos, clique aqui) Então, sim, existem muitos vinhos brasileiros esperando para nascer com a uva e se tornarem uma identidade nacional.