facepixel

Malbec – A uva mais famosa da Argentina

Malbec - A Uva mais famosa da Argentina

Mais uma para a lista de uvas francesas que fizeram sucesso na América do Sul! A Malbec se tornou a uva mais popular na terra dos nossos Hermanos, a Argentina! Natural da região de Bourdeaux, ela chegou ao nosso país vizinho ainda no século XIX.

É uma das espécies mais versáteis e interessantes deste nosso mundo vínico, mas deve sempre bater a curiosidade, não é mesmo? Afinal de contas, como tantas uvas europeias fizeram tanto sucesso em países latino-americanos?  É isso que a gente vai descobrir agora, como esta uva tornou a Argentina um dos países referência na produção de vinhos.

Malbec – a uva francesa mais argentina que existe

Então, como a Malbec, uma uva francesa, chegou até a Argentina? Já falamos aqui sobre a filoxera, você se lembra? Este inseto que causou uma tremenda devastação nas vinhas francesas foi uma das responsáveis.

Quando as vinhas foram devastadas, os franceses partiram para uma tática quase de guerrilha para reaver as uvas, os enxertos! Muitas uvas como a Cabernet Sauvignon se adaptaram muito bem, mas a Malbec, que não é tão resistente, não encontrou essa facilidade toda e acabou não vingando por lá.

Acontece que lá para os idos de 1852, um agrônomo francês já tinha levado a Malbec para a Argentina com o objetivo de produzir vinhos franceses por lá. O resultado? Um sucesso enorme, principalmente em regiões como Mendoza e Vale do Uco.

Os vinhos feitos com a Malbec tornaram a Argentina uma referência mundial na produção. Para se ter ideia, 75% da produção mundial destas uvas e vinhos são de lá. Isto fez com que a Argentina chegasse ao quinto lugar mundial em produção de vinhos. Bem impressionante, não é?

Características da Malbec

A Malbec é uma uva com cachos de pequeno para médio porte, mas os frutos são bem grandões e têm uma tonalidade espetacular, passando por um azulado chegando quase ao violeta.

Esta tonalidade entrega o que esperar em uma taça de Malbec, cores fortes e chamativas com uma tonalidade muito parecida com a das próprias uvas, realmente, um verdadeiro espetáculo de cores.

Com o que harmonizar?

Quer saber com o que harmonizar um Malbec? A resposta é simples: Carne! Carne, carne, carne! Afinal, é um vinho encorpado e com tonalidades bem marcantes, essa característica casa muito bem com carnes.

Mas tudo bem, se você é vegetariano ou vegano e carne é um item que não entra no seu cardápio, case esta beleza argentina com um chocolatinho! Afinal, o que é necessário para acompanhar este vinho? Um prato com personalidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.