Então, como a Malbec, uma uva francesa, chegou até a Argentina? Já falamos aqui sobre a filoxera, você se lembra? Este inseto que causou uma tremenda devastação nas vinhas francesas foi uma das responsáveis.
Quando as vinhas foram devastadas, os franceses partiram para uma tática quase de guerrilha para reaver as uvas, os enxertos! Muitas uvas como a Cabernet Sauvignon se adaptaram muito bem, mas a Malbec, que não é tão resistente, não encontrou essa facilidade toda e acabou não vingando por lá.
Acontece que lá para os idos de 1852, um agrônomo francês já tinha levado a Malbec para a Argentina com o objetivo de produzir vinhos franceses por lá. O resultado? Um sucesso enorme, principalmente em regiões como Mendoza e Vale do Uco.
Os vinhos feitos com a Malbec tornaram a Argentina uma referência mundial na produção. Para se ter ideia, 75% da produção mundial destas uvas e vinhos são de lá. Isto fez com que a Argentina chegasse ao quinto lugar mundial em produção de vinhos. Bem impressionante, não é?