facepixel

Primitivo e Zinfandel: As uvas irmãs da Itália e Califórnia.

PRIMITIVO e ZINFANDEL: As uvas irmãs da Itália e Califórnia.

PRIMITIVO e ZINFANDEL são a mesma uva? Falamos nesse vídeo sobre a origem dessa uva, a importância dela na Itália e nos EUA, onde inclusive é considerada a variedade de uva JOIA DA CALIFÓRNIA, por isso tenho várias curiosidades dessa variedade de uva para falar com vocês.

Como são duas variedades de uvas eu também vou provar com vocês dois vinhos das duas uvas, um de Primitivo da Itália e outro de Zinfandel da Califórnia, e assim falamos dos estilos de vinhos feitos com essas uvas e no final além da degustação dos vinhos ainda falamos sobre harmonização, quais comidas ficam bem com essas uvas.

Sabia, por exemplo, que essas uvas nos mostram aromas de frutas vermelhas nos vinhos? E o lugar que são plantadas muda o perfil dos vinhos? Por isso na parte da degustação dos vinhos e harmonização vamos falar sobre os aromas das uvas, quais são mais interessantes e marcam muito Primitivo e a Zinfandel.

Qual a diferença?

A Zinfandel é reconhecida mundialmente como “a” uva da Califórnia, onde é largamente cultivada, seja para elaboração de varietais ou blends. A Primitivo é plantada principalmente na região da Puglia, no sul da Itália, normalmente relacionada ao famoso “Primitivo di Manduria”.

Os tintos de Zinfandel são ricos e encorpados. Isso porque essa uva tende a amadurecer de forma irregular, desigual, e, dessa forma, quando a maturação chega para todo o cacho, alguns bagos fatalmente já começaram a desidratar, tomando a aparência de passas. Essa concentração determina sabores intensos de frutas vermelhas e elevado teor alcoólico. Da mesma forma, os vinhos produzidos com Primitivo têm como traço característico a estrutura, o alto teor alcoólico e os toques de ameixa e especiarias. Ambos apresentando taninos macios, acidez moderada e, geralmente, tendendo para um sabor mais frutado, que gera uma sensação de doçura mais pronunciada.

As similaridades entre os tintos produzidos a partir de cada uma das duas cepas não passaram despercebidas por Austin Goheen, um professor californiano que, durante uma viagem à Puglia, em 1967, ao provar um vinho elaborado com Primitivo, considerou-o muito parecido com o seu bem conhecido Zinfandel. Muito tempo depois, já no início da década de 1990, após a realização de análises ampelográficas e de DNA, confirmou-se correspondência genética entre as duas cepas, que são idênticas, como irmãs gêmeas.

E as descobertas não pararam por aí. Além de se constatar que a americana Zinfandel e a italiana Primitivo compartilham o mesmo DNA, verificou-se que as duas são clones da variedade croata Crljenak Kastelanski.

Falar em “clones” no mundo do vinho não tem nada a ver com atividades de laboratório, trabalhos de mutações genéticas ou ficção científica. Na verdade, um clone de uva nada mais é do que um subtipo de uma espécie de planta (no caso, da videira), selecionado pelo vitivinicultor para ser cultivada por conta de características específicas, tais como melhor adaptabilidade a uma região e clima, tamanho dos bagos, produtividade etc.

No vídeo eu explico sobre as uvas Primitivo e Zinfandel de forma leve, sobre os vinhos dessas variedades, isso tudo com duas taças de vinho na mão. Afinal, no mundo dos vinhos descobrir coisinhas é uma delícia, não é mesmo!

Então se liga que aqui falamos de vinhos, de variedades de uvas e muito mais. É só dar o PLAY e conferir!

Você quer aprender a tomar vinho? Saiba que aqui falamos sobre vinho para iniciantes, por que degustar vinho é muito mais do aprender a beber, é desfrutar seu momento com o vinho, e para isso temos o básico dos vinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.