facepixel

Garnacha ou Grenache

Garnacha ou Grenache

Garnacha ou Grenache? Aposto que você já ficou em dúvida sobre como pronunciar o nome desta uva tão importante na produção de vinhos espanhóis e franceses. A verdade é que estamos falando da mesma frutinha, só que na Espanha se diz Garnacha e na França, Grenache. Ah, aqui em Catalunha, ainda existe a variedade Garnatxa.

Esta uva possui uma peculiaridade em relação às outras que já abordamos por aqui: É impossível saber o seu local exato de origem. Isso é porque os primeiros relatos datam do século 16, durante o reinado de Aragão. Portanto, ela é uma uva mediterrânea, e se divide entre Espanha, França e Itália. Mas onde começou mesmo? Vai saber!

Características da Garnacha

A Garnacha ou Grenache, nasce em cachos de médio para grande porte e possui uma cor violeta. Isto já nos dá uma bela indicação da aparência que o vinho tem nas nossas taças.

A Garnacha já rodou tanto que sofreu várias mutações com o passar do tempo, que hoje podemos encontrar muitas variedades. Temos a tinta, a peluda, a roja ou gris, a tintoreira e a blanca! Quanta Garnacha, hein?

A uva é tão famosa que acabou se tonando uma queridinha dos enólogos. Eles gostam dela, porque muitas vezes encontram parreiras já muito antigas da Garnacha e como sabemos, quanto mais antiga a parreira, mais substâncias na uva e melhor o vinho!

E como é o vinho?

Pela cor da Garnacha na parreira já podemos ter uma ideia de como o vinho é quando o colocamos na taça. Isto é, ele tem uma cor violeta, bem violeta mesmo! Normalmente estes vinhos são de médio corpo.

Outra característica da Garnacha é que os vinhos produzidos por ela, normalmente têm um grande teor alcoólico, e podemos notar isso pelas lágrimas, as gotinhas que se formam na taça,.

O sabor e o aroma entregam o que se espera destas uvas: Framboesas, frutas negras e pimenta negra-recém ralada, o que dá um toque delicioso no vinho. Outra curiosidade é que pelo alto teor de álcool e uma cor menos presente, estas uvas são muito utilizadas em blends!

Gostou do conteúdo? Então se liga no vídeo e não fique por fora de nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.