facepixel

Sauvignon Blanc – Uva branca selvagem

Sauvignon Blanc - Uva Branca Selvagem

Mais uma francesinha que conquistou corações mundo afora! A Sauvignon Blanc é uma das uvas mais famosas na produção de vinhos brancos do mundo! E não é à toa, essa uva produz vinhos incríveis e versáteis e é sucesso por onde passa.

Ela nasceu no Vale do Loire, muito importante na fabricação de vinhos franceses desde o início, mas não é só por lá não, viu? Esta uva conta com características únicas que vamos te contar agora, que faz com que os vinhos produzidos com ela tenham características muito ricas.

Características da Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc nasce em cachos pequenos e bem compactos, possuindo uma cor meio esverdeada. A casca dela é tão grossa, que chega a ser crocante. E uma outra curiosidade: O rendimento dela é tão alto, que torna o seu cultivo mais fácil em diversas partes do mundo.

Já dissemos que ela é francesa e é também na França, mais precisamente no Vale do Loire, em Sancerre e Poully-fumé , que são produzidos os vinhos mais famosos com ela, sim, 100% com ela! E ah, ficou curioso com o nome? Ela foi batizada assim, por se tratar de uma uva branca selvagem, logo: Sauvignon Blanc Aposto que você não sabia, não é?

Os vinhos produzidos com a Sauvignon Blanc possuem aromas que lembram ervas, grama cortada, mata mesmo! Campos franceses. De vez em quando até um cheirinho de aspargos e isso é por causa da pirazina, que já falamos a respeito em outro vídeo.

Sucesso em outras partes do mundo

Por conta de seus altos rendimentos, a Sauvignon Blanc fez sucesso em diversos cantos do mundo, em países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos e Chile!

O interessante é que nos vinhos produzidos no Chile, se nota um toque cítrico e com aromas de frutas tropicas, esta é uma característica forte dos vinhos chilenos. Eu, particularmente, adoro um bom vinho chileno preparado com a Sauvignon Blanc.

E com o que harmonizar?

Os vinhos feitos com a Sauvignon Blanc exalam alegria, isso por conta da acidez notada em boca destes tipos de vinhos. O frescor é logo reparado ao primeiro gole, logo o que casaria bem seria um belo pescado, mas não pode ser carregado demais na salsa, viu?

Mas se você quiser ousar mesmo, as dicas são comidas bem picantes, da culinária asiática ou mexicana. Um sushizinho também cai muito bem para se apreciar junto com um bom Sauvignon Blanc.

E aí, gostou das dicas? Então não esquece de se inscrever e deixar o seu joinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.