facepixel

Chardonnay – A rainha das uvas brancas

CHARDONNAY - A Rainha das Uvas Brancas

A Chardonnay é, sem dúvida, uma uva que está no imaginário de todo e qualquer apreciador de vinhos. E não é para menos, ela pode ser considerada a rainha das uvas brancas. E por quê? Esta variedade está presente em diversos vinhos famosos e o próprio nome já dá um toque de glamour.  

Ela é responsável pela produção desde vinhos jovens ou com tempo de guarda, até aos nossos queridos espumantes. A verdade é que esta francesinha já conquistou o mundo da Europa às Américas e produz vinhos realmente espetaculares. Vem conhecer um pouco mais sobre ela.  

Origem da Chardonnay

Ali em cima nós já entregamos a terra natal da rainha das uvas brancas, é a França! Mais precisamente a região de Borgonha. Mas ela não se ateve à sua localidade original. Regiões como Chablis também são famosas pelos vinhos fetos com Chardonnay.  

Em outras localidades da Europa, assim como aqui na Espanha, ela também cresceu, apareceu e se tornou uma queridinha dos produtores. E como falamos que ela já foi para as Américas, hoje os Estados Unidos são o segundo maior produtor de Chardonnay no mundo inteiro!  

E o Brasil não fica atrás, viu? Nosso país é craque em produzir grandes espumantes com a rainha das uvas brancas. Então, veja que dica boa: Aprecie o mercado nacional e compre um belo espumante brasileiro feito com a uva.  

Características da uva

A Chardonnay é uma uva de cachos compactos e pequenos, com uma cor que vai do esverdeado ao amarelado e isto já dá uma previsão do que veremos em nossas taças. Ela costuma produzir vinhos encorpados de um amarelado bem leve. Dependendo do vinho, essa cor pode chegar até ao dourado.  

Os vinhos desta variedade costumam ter aromas mais frutados, passando de frutas cítricas até algumas surpresas, como a maçã, a pêra e a carambola. Isso dá características mais cremosas ao vinho, o que o torna super versátil.  

Ah, já ia me esquecendo de outra curiosidade: Sabia que vinhos famosos como o Blanc de Blanc são feitos inteiramente com esta uva? Pois é, isto só solidifica a Chardonnay como a uva para grandes vinhos como são os Champagnes Blanc de Blanc.

Quais pratos harmonizam com a Chardonnay?

Por serem vinhos muito versáteis, as bebidas feitas com a Chardonnay combinam com uma infinidade de alimentos. Um vinhozinho mais tranquilo (Lembra o que são vinhos tranquilos? Já falamos sobre eles neste vídeo), a pedida é queijo! Desde os queijos mais cremosos aos mais potentes. Minha dica: Um belo queijo azul, como o gorgonzola.  

Já para o nosso coringa, o espumante, a receita é certa: Um bom risotto ou frutos do mar! Um pescado na brasa com um espumante Chardonnay é tudo de bom e uma combinação infalível! Gostou das dicas? Conta pra gente como você harmoniza um Chardonnay!  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.