facepixel

Visita ao primeiro museu do vinho da Espanha (VINSEUM)

Visita ao Primeiro Museu do Vinho da Espanha (VINSEUM)

Estamos nos Penedés, no coração da Catalunha. Por aqui, temos uma paisagem tipicamente mediterrânea, com quilômetros e quilômetros de vinhedos que fazem parte da paisagem desta região super produtora de vinhos.

Em meio a este ambiente bucólico do nosso enoturismo, encontramos O Museu da Cultura do Vinho de Catalunha (VINSEUM), fundado em 1945. Um verdadeiro patrimônio cultural, não só da Espanha, mas do mundo, o museu conta com quatro andares de artefatos arqueológicos sobre a história do vinho no país e a relação da humanidade com a bebida através dos séculos!

Os vinhos através da história

Cada território vinícola é reflexo da cultura do seu povo, e isto é uma verdade observável através dos séculos. O vinho tem uma história íntima com a humanidade, que começa desde o início das civilizações.

São séculos e séculos de história e tudo começou com as ferramentas. Nesta parte do museu, eles expõem o as ferramentas que sempre foram utilizadas pelos viticultores para domesticar a VITIS. Ué, mas só VITIS? Isso mesmo! Até chegar em Vitis Vinífera foram algumas gerações.

Aliás, você sabe o que significa VITIS VINÍFERA? Quer dizer “Portadora do Vinho” e é por isso que estas espécies são utilizadas na elaboração dos vinhos. Muito interessante, não é mesmo?

O transporte dos vinhos também não fica para trás! Estes transportes são quase tão antigos quanto o vinho em si. Ânforas de barro, barricas de madeira, recipientes milenares que sempre foram utilizados para transportar a bebida.

Preservando a história do Cava

A parte sobre a produção do vinho, quase se mescla com a história da produção dos vinhos locais. E, claro, quando se fala em Espanha ou Catalunha, logo se vem à mente a história do Cava Espanhol.

Aqui, este espumante tem sua história preservada desde o processo de produção até o engarrafamento. E mais ainda: Podemos assistir o processo atual de fabricação deste maravilhoso vinho espumante! Sem dúvida, uma oportunidade incrível!

A santidade dos vinhos

Pode até ser que em sociedades mais antigas os vinhos carregassem algum tipo de “maledicência”, sendo visto como um licor dos deuses ou como uma marca do pecado e da boemia.

Mas verdade seja dita, a bebida ganhou notoriedade mesmo foi quando se tornou o sangue de Cristo. Até hoje o vinho tem ares de santidade em rituais religiosos. E a verdade é que o vinho é cultura e também religião.

Espero que você tenha gostado do conteúdo! Um brinde a quem assistiu ou vai assistir o nosso vídeo, com Cava Espanhol, é claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.