facepixel

O que são os taninos do vinho?

O que são os taninos do vinho?

Se você está começando agora no mundo dos vinhos, a palavra “taninos” pode aparecer em algumas das suas pesquisas e te deixar com uma pulga atrás da orelha. Pode ficar calmo, porque eu tenho certeza que você já conhece os taninos, só não está ligando o nome à coisa –ou melhor – ao gosto.

Você, com certeza, já sentiu um gosto amargo, um pouco áspero e adstringente ao provar algum vinho. Pois aí está, você já teve a sua apresentação aos taninos. Esta introdução apenas veio sem nome. São eles os responsáveis por esse sabor um pouco mais “amadeirado” da bebida. Quer saber a importância deles no vinho? Vem comigo!

O que são os taninos, afinal?

Os taninos são polifenóis encontrados em vegetais, cascas, folhas, madeira (lembra do gostinho?). Eles estão presentes nos vinhos, mas como vão parar lá? Acredito que você já tem uma suspeita em mente, não é? Pois eles vêm mesmo da nossa matéria-prima, as uvas!

As cascas, sementes, e o engaço das uvas, são espremidos na hora da produção  essas partes se tornam o mosto vínico, que vai se transformar no vinho que vai para a sua taça. E, claro que os taninos que estão ali, também vão para o vinho, né?

Mas este não é o único jeito de os taninos pararem na bebida, viu? Outro jeito é quando ele tem tempo de guarda. Enquanto o vinho envelhece em barricas de madeira, os taninos daquela madeira vão parar no vinho (em alguns casos, pois isso é um tema polêmico).

E qual o gosto deles?

Aqui é que se separam os provadores dos iniciantes, hein? Existem taninos que nós definimos como bons ou ruins. Vou te contar quais são:

Taninos verdes: São os taninos mais adstringentes e ácidos, eles também podem ser chamados de taninos VEGETAIS.

Taninos maduros: São aqueles mais aveludados, passando de forma sedosa na boca e se integram com todos os componentes do vinho.

E qual a importância do tanino dos vinhos?

Os taninos são responsáveis por trazer equilíbrio aos nossos vinhos. É por ele que notamos o nível de amadurecimento das uvas. Ele também é o conservante natural do vinho, além de ser um antioxidante, o que faz bem para a nossa saúde.

Viu só como os taninos são importantes para a nossa bebida favorita? Se quiser saber mais, é só clicar no vídeo. E não esqueça de deixar o seu joinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.