facepixel

Como abrir vinho com saca rolha?

Como abrir vinho com saca rolha?

É hora de abrir o vinho, isso significa que chegou aquele temido momento de enfrentar o saca rolha. Afinal, todo mundo tem uma história (ou várias) de aperto com esta pequena ferramenta, não é mesmo?

Por mais simples que isso possa parecer, tem muita gente que fica com uma tremenda dor de cabeça na hora de usar o saca-rolha. As dificuldades aparecem e a pessoa logo deixa esse utensílio de lado e procura outra forma de abrir a garrafa.

Mas calma, o saca-rolha não é nenhum bicho de sete cabeças. Hoje você vai aprender comigo a abrir o seu vinho de forma rápida e simples e perceber que usar essa ferramentazinha é mais fácil do que parece!

Desvendando o abridor

Vamos começar tirando alguns mitos do caminho: Dizem que só podemos abrir o vinho na hora de beber, mas será verdade mesmo? A verdade é que não faz diferença.

A justificativa é de que o vinho passa a respirar pela boca, o que acontece mesmo, mas de uma forma tão lenta e saindo por um recipiente tão estreito, que não interfere em nada. Agora que tiramos isso do caminho, vamos às dicas:

Na hora de abrir, não precise se preocupar com luxos, viu? Um abridor barato e encontrado em qualquer supermercado é eficiente como qualquer outro, preferencialmente o de dois tempos. (Tá, não vamos exagerar, um abridor muito velho pode dificultar as coisas).

 

Hora de abrir

O segredo está aqui e é bem mais simples do que parece, dê uma olhadinha nas etapas:

  1. O saca rolha tem uma serrinha atrás que vamos usar para cortar a parte superior da cápsula.
  2. Abrimos o saca rolha e entramos com o espiral no centro da rolha.
  3. Giramos até chegar na direção do primeiro tempo do saca rolha, nunca vamos até o final, pois assim furamos a rolha embaixo.
  4. Usamos o primeiro tempo forçando para cima e logo usamos o segundo tempo até quase sair totalmente a rolha.
  5. Abraçamos a rolha com a mão e tiramos esse finalzinho com cuidado para não fazer aquele barulhinho.

Alguns cuidados

O saca rolha deve retirar apenas parte da cápsula. Ela, assim como o rótulo, é a “roupinha” do vinho. O produtor teve todo cuidado para te apresentar ele assim e é um gesto de respeito mantê-los. (Explico direitinho no vídeo).

Agora é só clicar e aprender comigo como abrir o vinho com o saca rolha. Ah, não esqueça de deixar seu joinha se gostar do conteúdo. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.