Vinho de Talha

O Vinho de Talha é o maior ícone dos vinhos portugueses alentejanos, e um convite ao enoturismo também. Nesse vídeo vc vai aprender a história e elaboração do vinhos de Talha.

Se você está começando a BEBER VINHO e quer aprender sobre vinhos, UMA DICA: 😊 baixe o E-BOOK: https://melissaleite.com/e-book 🍷 GRATUITAMENTE 🍷

Eu já estava a mais de vinte dias pelo Alentejo provando vinhos e aprendendo sobre esse incrível terroir e, sempre que perguntava sobre qual a vinícola alentejana mais tradicional da região, todos me respondiam a mesma coisa: GERAÇÕES DA TALHA.

Veja sobre a vinícola aqui: https://geracoesdatalha.com/

Aproveitando cada minuto de cultura e experiência com os vinhos daqui, fui atrás da vinícola e conheci a Teresa , que além de me apresentar o projeto, deu uma aula sobre a tradição dos vinhos de talha do Alentejo, sobre a forma de elaboração desse vinho português tão especial.

Talha é o nome das grandes ânforas de barro aqui no Alentejo. Como devem saber, a história do Mundo dos Vinhos começou nas ânforas de barro dos tempos antigos, aqui ela segue viva nas mãos de pequenos e grandes produtores de vinhos.

A história do vinho de talha é um encanto a parte, remonta a época dos romanos que viveram nessa região nos séculos da idade média. Na Vila de Frades, mesmo local da vinícola, ainda existem ruinas com uma adega daquela época, um museu a céu aberto que ainda tive a oportunidade de conhecer e mostro nesse vídeo para vocês.

A conclusão que chego é que estamos voltando no tempo para resgatar o que o mundo está mais precisando, de essência e autenticidade, pois a produção de vinhos de talha é muito peculiar e ao mesmo tempo se aproxima aos vinhos que hoje chamamos de mínima intervenção.

Os vinhos de mínima intervenção ou “vinhos naturais”, como chamam alguns, são aqueles que expressam todo o terroir na nossa taça, em que o elaborador deixa o mosto trabalhar por si, apenas auxiliando para que se torne um reflexo da terra e sua história.

O Vinho de Talha do Alentejo é isso, um vinho que é o reflexo dessa terra, da história do seu povo, que guarda a tradição de sua gente e desde os tempos dos romanos proporciona muito prazer a todos os provadores do Mundo dos Vinhos.

Só tenho a agradecer a Teresa que nos passou um pouco da sua cultura, nos encantou com seus vinhos e as sensações que encontramos ao prova-lo e, por compartilhar conosco seu nobre objetivo de manter viva a tradição do vinho de talha do Alentejo, por isso também a Gerações da Talha está de parabéns.

Assista o vídeo até o final, que tenho certeza que você vai adorar! E lembra de compartilhar com um amigo provador, que além dos vinhos, também gosta de cultura e histórias.

LEMBRA: Você quer aprender a beber vinhos? Saiba que aqui eu falo sobre vinhos para iniciantes e iniciados, porquê degustar vinho é aprender a beber e desfrutar seu momento sempre. Do PROVADOR básico ao avançado, o importante é saber como tomar VINHO, é SABER BEBER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *