facepixel

Riesling – A uva branca aromática do vale do Rio Reno.

A uva RIESLING é uma variedade branca que tem muita história para contar, pois é uma dessas variedades de uvas de vinhos ancestrais, ou seja, muito antiga.

Além disso são produzidos vinhos da Riesling em todos os cantos do mundo dos vinhos. E nos locais de sua origem, principalmente na Alemanha, são feitos vinhos diferenciados dessa variedade.

Ela tem origem no Vale do Reno e as regiões vinícolas mais famosas que produzem vinhos de Riesling é Mosel, na Alemanha e Alsácia, na França. Mas até no Canadá, EUA e aí pelo Brasil têm vinhos de Riesling. Sabia?

Os vinhos da Riesling são muito versáteis, principalmente por ser uma variedade de vinhos brancos do estilo AROMÁTICO, com notas diferenciadas em sua composição.

O toque mais marcante dos vinhos da Riesling é, sem dúvida nenhuma, a acidez que apresenta. Por isso mesmo fiz questão de provar um vinho no vídeo e relatar para vocês a parte da degustação, seus aromas e sabores.

O vinho escolhido inclusive é da região de Mosel, na Alemanha, do ano de 2017, o que já indica que o vinho teve seu tempo de descanso (de guarda) e, no caso desse perfil de vinho, acabou evoluindo e apresentando aromas bem peculiares da variedade. Veja no vídeo os aromas interessantes que encontrei!

Lógico que não ficamos só na parte da informação da uva e degustação do vinho, também falo sobre harmonização e indico alguns pratos de comidas para acompanhar esse vinho tão versátil.

Em resumo, devemos ficar atentos nessa parte da harmonização na complexidade aromática da comida e do vinho, e no caso buscar uma comida que seja compatível aromaticamente.

O toque de acidez da uva Riesling também nos entrega a possibilidade de combinar comidas mais gordurosas, pois a cada gole nosso palato acaba por ser limpo, preparando nossa boca para a próxima garfada.

Aproveito também para falar algumas receitas para os veganos ou vegetarianos, que são muitos os que apreciam um bom vinho dessa variedade. Meu objetivo é que gostem do vídeo e aprendam um pouco sobre essa uva tão famosa do mundo dos vinhos.

Espero que desfrute das indicações de comida que falei na parte da harmonização e se gostou lembra de passar para um amigo e dar um joinha.

É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.