facepixel

Alvarinho ou Albariño – A uva dos vinhos brancos mais tradicionais da Península Ibérica.

Seguindo com essa sequência de vídeos sobre variedades de uvas dos vinhos, vamos falar da Alvarinho ou Albariño, que dá origem a vinhos brancos icónicos na região de Portugal e Espanha, além das várias regiões vinícolas espalhadas pelo mundo dos vinhos.

A origem dela é por aqui, como disse no vídeo é dessas variedades ancestrais, surgiu antes mesmo do surgimento dos países como conhecemos hoje, por isso considerada a uva da PENINSULA IBÉRICA.

Entre os vinhos de Portugal e Espanha, essa uva predomina na região do norte de em Portugal, na enorme região vinícola de chamada VINHOS VERDES, na sub região Monção e Melgaço. Já na Espanha, como Albariño é sucesso na região da Galícia, mais ainda na DO Rias Baixas.

O sucesso dela em Portugal é por ser de grande importância para produção de brancos do país, até porquê é a principal uva da maior região produtora portuguesa, identificada como Região dos Vinhos Verdes, onde reina soberana para elaboração de vinhos conhecidos como um dos mais frescos e refrescantes do mundo.

Nessa região dos Vinhos Verdes em Portugal, os vinhos de Alvarinho mais jovens costumam ser de um perfil que preserva um pouco de gás carbônico na garrafa (borbulha residual), o que chamamos vinhos de Agulha.

Falamos sobre tudo isso no vídeo e ainda tem uma história cultural muito enraizada aqui em Portugal, a classificação VINHO VERDE e VINHO MADURO, que os portugueses costumam dizer por aqui e não poderia deixar de mencionar.

No vídeo explico que classificar VINHO MADURO não está correto. Mas espero que os nossos irmãos portugas não fiquem chateados comigo, pois entendo que é tema cultural, acontece que para o mundo dos vinhos isso não existe.

Seguindo, vamos provar um Alvarinho, um vinho português da região de VINHOS VERDES e que classificamos como vinho branco leve, frescos e muito aromático. E por fim, falo um pouquinho sobre harmonização.

Espero que desfrute desse vídeo e, se gostou, passa para um amigo e seu joinha.

É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.