facepixel

Para quem quer começar a beber vinhos – Principais erros

Para quem quer Começar a Beber Vinhos

Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Calma, calma. Por aqui nós não vamos atirar pedras e nem julgar quem comete seus errinhos básicos. Nossa missão aqui é outra: Informar! Eu sei que o início da caminhada no mundo dos vinhos pode ser um pouco trabalhosa, mas estamos aqui para te ajudar.

Separamos alguns erros que as pessoas cometem quando começam sua caminhada pelo mundo dos vinhos e te orientamos para que você aprecie o seu vinho do jeito certo, para que cada gotinha, cada momento seja aproveitado com a nossa bebida favorita.

E aí, ficou curioso para saber quais são estes erros de principiante e como evitar cometê-los? Vamos logo te contar e vê se não repete mais esses errinhos, hein? Com estas dicas, você vai brilhar na hora de saborear um bom vinho.

Retirar a cápsula ou cortar errado

Este é um erro que muita gente comete. Eu até entendo que abrir um vinho pode ser um pouquinho chato no início, mas a verdade é que é muito simples: A cápsula e o rótulo são a roupinha que o produtor veste a garrafa para te apresentar o vinho.

Então é importante cortá-la de jeito certo. E o jeito certo é retirando apenas a parte superior, deixando a parte inferior intacta. Assim, você mantém seu vinho mais bonito e elegante e também demonstra respeito ao produtor e ao trabalho dele!

Achar que vinho de rosca é ruim

Já falamos sobre este ponto no nosso episódio sobre screw cap. A verdade é que muitos produtores têm preferido este tipo de tampa pois tem se tornado uma tendência. Vinhos de qualidade são produzidos com Screw Cap ao redor do mundo.

Outra vantagem é a facilidade na hora de abrir. É muito mais simples que usar um saca-rolha, não é mesmo? Além disso, estes vinhos são preparados para consumo rápido e a Screw Cap é para facilitar.

Segurar a taça pelo bojo

Além de ser um pouco esquisito e nada elegante, segurar a taça pelo bojo pode prejudicar a sua experiência com o vinho. Sei que parece bobagem, mas tudo faz sentido quando você para pensar um pouquinho.

O calor das suas mãos pode afetar na temperatura ideal do vinho e, com isso, a experiência da degustação também pode ser prejudicada, uma vez que o vinho não está mais na temperatura adequada.

Encher demais a taça

Sei que pode ser um pouco tentador servir uma taça generosa. Mas será que isso ajuda na hora da degustação? É o oposto! A primeira parte da degustação é o olhar e, para  isso, é preciso analisar as cores e nuances do vinho.

Já em nariz, é necessário girar a taça para que o vinho aere, volatize mais. Já imaginou girar uma taça de vinho muito cheia? Que lambança, não é mesmo?

Comprar um vinho e guardar eternamente

Quem nunca ouviu que o vinho fica melhor com o tempo? Pois é, saibam que a maioria dos vinhos que você compra são feitos para consumo rápido. Ou seja, não precisa ficar guardando a garrafa eternamente.

Além disso, o próprio produtor pode te informar sobre o tempo de guarda e como consumir. Por isto, não tenha medo! Vinhos de guarda longa são pouquíssimos, aprecie o seu sem culpa ou peso na consciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.