facepixel

Conheça a Quinta da Aveleda, na região de vinhos verdes em Portugal

Conheça a Quinta da Aveleda, na Região de Vinhos Verdes em Portugal

O passeio de hoje aqui em nosso blog será muito especial. A Quinta da Aveleda é uma das principais vinícolas aqui em Portugal, da região dos Vinhos Verdes. São 12 hectares de jardins e é a maior área de denominação de origem do país.

Neste texto, vamos lhe apresentar um pedacinho desse lugar maravilhoso. Você vai ter a oportunidade de conhecer aqui um espaço rico em belezas naturais, histórias, cultura e, claro, em vinhos de alta qualidade. Siga a leitura!

A Padroeira e as Quatro Estações

A Nossa Senhora da Vandoma é a padroeira da cidade do Porto, uma dos mais importantes pontos turísticos de Portugal. No jardim da Quinta da Aveleda tem uma fonte belíssima e, acima dela, tem um altar feito especialmente para a Santa.

Os Vinhedos de Alvarinho, da Região de Vinho Verde, proporcionam uma experiência fantástica aos visitantes. Além da vista maravilhosa das plantações de uva, lá está a antiga casa da Família de Aveleda, de 1671.

Em frente dela, fica a Fonte das Quatro Estações. O patriarca da família mandou construí-la de modo que esboçasse o rosto de cada uma de suas quatro filhas de um lado da casa. Além das faces, estão também as estações nas quais elas nasceram: outono, primavera, verão e inverno.

Dos Vinhedos à Adega

Na adega da Quinta da Aveleda, passamos por três experiências fantásticas. Provamos um vinho de Loureiro & Alvarinho, um 100% Loureiro e outro 100% Alvarinho.

Para você que está começando no mundo dos vinhos, fica a dica: prove vinhos da mesma variedade e elaborados em solo diferente. A Quinta da Aveleda proporciona isso para a gente com o vinho 100% Alvarinho, que tem duas variedades: Solo de Granito e Solo de Xisto. Ambos têm notas cítricas de limão, de lima e acidez bem marcada.

 

O vinho 100% Alvarinho de Solo de Xisto é especial. Ele tem uma mineralidade muito grande, um passe-boca muito largo e ganha muita estrutura por causa do solo.

Vinhos de Parcela da Quinta da Aveleda

Finalizando a nossa degustação na Quinta da Aveleda, vale a pena você conhecer dois vinhos de parcela impressionantes. A dica é experimentar o vinho de 30% Alvarinho envelhecido, que libera um aroma de madeira exuberante. Na boca, possui mais estrutura por conta de seu processo de vinificação, com nove meses em barrica.

Já o 100% Loureiro, parcela de Convento, é um vinho mais complexo. Em boca, é possível sentir a acidez e o sabor da fruta.

O passeio na Quinta da Aveleda, na Região de Vinhos Verdes em Portugal, une cultura, belezas naturais e vinhos especiais em uma experiência marcante. Para conhecer melhor essa e outras maravilhas do mundo do vinho, inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para receber as notificações. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.