Mais um vídeo sobre variedades de uvas dos vinhos e como estou em Portugal vamos falar da Touriga Nacional, que muitos acham que deveria ser chamada Touriga Portuguesa de tão famosa que é por aqui.
Sim, a origem dela é PORTUGAL e está presente de norte a sul do país, nos mais variados estilos de vinhos que podemos encontrar, desde os vinhos tranquilos até os vinhos fortificados, como é o caso do Vinho do Porto, um vinho icônico de Portugal.
A verdade é que Portugal possui mais de 250 variedades autóctones e a Touriga Nacional se destaca no meio de tantas uvas especiais, principalmente nas três regiões do DÃO, DOURO e ALENTEJO. Mas isso não é somente por aqui, a Touriga Nacional está presente em vários países como os vizinhos Espanha e França, além de outras regiões, como Nova Zelândia, Califórnia, África do Sul, Australia, Argentina, Brasil e muito mais.
No vídeo eu falo tudo sobre essa casta (uva), inclusive sobre a cultura vinícola local de fazer CORTE, BLED ou ASSEMBLAGE, o que já falamos em outros vídeos. E mesmo a Touriga Nacional sendo uma das uvas de corte, ela acaba se destacando pela sua complexidade de aromas e sabores.
Os cortes mais tradicionais com a Touriga Nacional são as suas amigas portuguesas Touriga Franca, Tinta Cão, Trincadeira, Castelão, Alfrocheiro, Tinta Roriz e outras mais. Falamos sobre tudo isso no vídeo e ainda sobre cultura portuguesa de produção de vinhos e em seguida provo um vinho de Touriga Nacional e falo sobre harmonização.
Por sinal, nesse vídeo eu me empolguei e falei bastante sobre como harmonizar comida e vinho, dando dicas importantes para você que quer saber sobre harmonização de vinho tinto com um bom prato gastronômico.
Afinal, uma boa harmonização requer antes de tudo conhecimento, não é mesmo? Espero que desfrute desse vídeo e, se gostou, passa para um amigo.
É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!!