A Syrah ou Shiraz é originária da França, como muitas das uvas que nós já falamos por aqui! Ela é basicamente o clone de duas uvas ainda mais velhas (gente, dá pra existir uvas mais antigas?) a Durezza e a Moundeus Blanche.
Mas como tudo nosso mundo vínico, ela também vem cercada de mistérios e lendas. Por exemplo, há quem dia que a Syrah tem este nome por conta de uma antiga cidade persa, hoje Irã, que carrega o mesmo nome. Bem legal, não é?
Agoa você deve estar se perguntando, por que a diferença na pronúncia? É muito simples! Na França, de onde é originária, se diz Syrah e na Austrália, segundo maior produtor, se diz Shiraz. É só isso! Ah, na Austrália ela é tão popular, que é considerada a uva da região, assim como a Malbec na Argentina (Clique aqui para saber mais).
Mas pera aí, Melissa, eu já estive na Nova Zelândia, do ladinho da Austrália e comprei um vinho que dizia “Syrah” no rótulo! Calma, calma! Isto quer dizer que o produtor cultivou a uva e produziu o vinho no molde tradicional, o francês.