facepixel

Rolha e rosca – Como abrir uma garrafa de vinho com Screw Cap.

Como abrir uma garrafa de vinho com Rolha ou Screw Cap

Vinho de rosca é vinho ruim? Aposto que você já pensou assim. Mas deixa eu te contar um segredo, isso está muito longe da verdade! A rosca ou screw cap, veio para facilitar a sua vida na hora de abrir a bebida e ainda tirar alguns problemas que a rolha pode causar.

Eu também já pensei assim. Para mim, vinho de rosca lembrava a casa da vovó e aquele vinho que ficava por eras na geladeira e era só para temperar comida. Acho que todo mundo já viveu isso e tem histórias para contar, mas isso é bobagem!

Sim, a rolha é a forma mais tradicional de se fechar um vinho, mas ela também pode causar alguns probleminhas, os quais a screw cap é imune.

Se você quer saber como abrir um vinho de Screw Cap de forma simples e rápida, não sai daí! Mas primeiro, vamos te contar algumas curiosidades sobre a rolha e a rosca para você ver em como elas se diferenciam.

Alguns fatos sobre vinhos de rolha

A rolha vem do sobreiro, uma árvore muito plantada em Portugal, que é o maior produtor mundial do produto. Desta árvore é tirada a cortiça, que é a matéria-prima da rolha. Por ser feita de madeira, a rolha é bastante porosa e isso ajuda a dar propriedades maravilhosas ao vinho.

Isso acontece porque estes buraquinhos ajudam nas microoxigenações do vinho e é importante guardar os vinhos de rolha deitados, para que essa microoxigenação  para que a rolha não se resseque e prejudique os vinhos. Além disso, a rolha é 100% natural e reciclável, o que é um grande bônus. Fora que é super  bonito e chique ter um vinho de rolha na adega, não é mesmo?

Mas ela também pode causar alguns probleminhas. Por a rolha ser natural, isso torna o produto mais escasso e, por conseguinte, mais caro! Ela também pode sofrer alterações químicas e danificar o vinho, dando um cheirinho de mofo a ele.

A Screw Cap veio para resolver problemas

Lá nos anos 1960, um país do Novo Mundo, a Austrália, desenvolveu a screw cap ou rosca. E o motivo era justamente para evitar problemas que a rolha pode causar ao vinho e, por sua vez, preservar melhor a bebida.

A invenção do screw cap trouxe uma série de vantagens, inclusive no consumo. Pois os vinhos com rosca podem ser guardados em pé. Isto quer dizer que estes vinhos são feitos para consumo mais rápido e são bem mais simples de abrir.

A moda logo se espalhou e muitos vinhos de qualidade são feitos com a screw cap, pois isso já diz ao consumidor “Pode abrir e beber de uma vez, sem se preocupar” E isso é muito bom, fala a verdade!

E como abrir um vinho com screw cap?

Olha, essa parte é um pouco difícil, vou logo avisando! Claro que é brincadeira, gente! Abrir uma garrafa de vinho com screw cap é uma das coisas mais simples do mundo e você vai precisar só de duas coisas: Suas duas mãos!

Muita gente comete um erro na hora de abrir uma screw cap, tentando girar a tampa. Mas se você for direto no lacre e girá-lo, voilá! A tampa se solta facilmente! Viu como é fácil?

Gostou da dica? Então clica no joinha e acompanhe o canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.