Poda nos Vinhedos

Veja a visita a minha PRIMEIRA vinícola do Alentejo, em Portugal. Porque além de tomar vinho alentejano eu também trabalhei na PODA DAS VINHAS em Cortes de Cima. Mas no meu estilo de ENOTURISMO, lógico! hehe.

Se você está começando a BEBER VINHO e quer aprender sobre vinhos, UMA DICA: 😊 baixe o E-BOOK: https://melissaleite.com/e-book/ 🍷 GRATUITAMENTE 🍷

A visita a CORTES DE CIMA me fez repetir a frase: cada vinícola é um mundo de particularidades!
Veja mais sobre ela aqui: https://cortesdecima.com/

Era para ser uma tarde de enoturismo em Portugal, na região do Alentejo e conhecendo a sub-região da Vidigueira. Entretanto, viraram dois dias de uma linda experiência entre vinhedos e pessoas engajadas com a mudança que o mundo precisa.

Cheguei a Cortes de Cima por já saber dos seus famosos vinhos alentejanos, que estão espalhados em Portugal e no mundo. Esperava conhecer uma tradicional vinícola dos vinhos do Alentejo e me deparei com uma verdadeira revolução que está afetando POSITIVAMENTE até a própria identidade da vinícola.

A palavra da vez é SUSTENTABILIDADE, mas não só isso: desde os vinhedos até o vinho, a ideia é ir além do equilíbrio da biodiversidade do local, aqui, o objetivo é POTENCIALIZAR o melhor do solo e dos processos de elaboração dos vinhos.

Eles estão migrando de uma viticultura tradicional para uma filosofia mais ecológica, com fim de se tornarem biodinâmicos, estar em sintonia com tudo que o mundo precisa no momento: mais carinho, respeito e atenção aos seres vivos que nos circulam.

Essa é a filosofia adotada hoje por Cortes de Cima, onde aprendi que cada vinha é tratada como uma pessoa deveria ser, com esse carinho e atenção que faz com que ela expresse o melhor em seus frutos.

Por isso mesmo o momento da PODA é especial e essencial para definir o que vai para as nossas taças.

Cada vinha tem o máximo de atenção das profissionais super qualificadas que, durante 8 horas diárias, estão escutando o que a planta tem a dizer antes de extrair seus galhos secos, deixando a vinha pronta para refletir todo esse cuidado no momento da brotação.

Esse trabalho de atenção plena a biodiversidade traz a todos os envolvidos no processo uma experiência melhor e, consequentemente, isso também se reflete na experiência que temos nas nossa taças.

Garanto que provar um vinho do Alentejo, de Cortes de Cima, hoje e muitos amanhãs, é e será cada vez mais uma experiência que nos proporcionará conhecer o terroir local em sua melhor faceta, em sua essência.

Com isso ganha o meio ambiente, o mundo dos vinhos e todos os viticultores, enológos, sommeliers e enófilos que, no final, somos todos unicamente PROVADORES apaixonados pelo por vinhos.

Se gostar do vídeo compartilha com um amigo, assim compartilhamos mais informações do Mundo dos Vinhos entre todos.

LEMBRA: Você quer aprender a beber vinhos? Saiba que aqui eu falo sobre vinhos para iniciantes e iniciados, porquê degustar vinho é aprender a beber e desfrutar seu momento sempre. Do PROVADOR básico ao avançado, o importante é saber como tomar VINHO, é SABER BEBER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *