facepixel

Enoturismo no Leste Europeu – Conheça o tradicional Bermet, um estilo de vinho medicinal e aromatizado da Sérvia.

Quer vir comigo fazer ENOTURISMO? Na Sérvia se produz vinhos desde 200 a.C. é um país que fica no Leste Europeu e passou por muita dificuldade, principalmente depois de duas guerras mundiais e vários conflitos locais entre os países vizinhos, na época da antiga Iugoslávia.

Mesmo assim superou suas batalhas e seguiu firme na produção de vinhos locais e, além disso, preserva as suas origens com vinhos regionais considerados medicinais, pois para a população esses vinhos lhe aportam saúde e longevidade.

Eu estive na Servia por vários dias, visitei Belgrado e algumas regiões vinícolas de norte a sul do país, mas a região e os vinhos que mais me chamaram a atenção foram os da região de Sremska Mitrovica.

Por aqui é muito cultural o consumo de um vinho que chamam de Bermet, que reza a tradição vinícola local que é um vinho aromatizado e medicinal.

O “vinho medicinal” Bermet tem uma produção muito peculiar pois no momento da maceração das uvas é adicionado um “ingrediente especial”, que geralmente são especiarias, sendo que cada vinícola tem a sua receita secreta para essa mistura, e todas falam que são adicionados ingredientes que transformam o vinho em um remédio local.

Com isso descobrimos que o Bermet é um “vinho aromatizado” que está enraizado na cultura local como sendo medicinal e que aporta longevidade aos habitantes locais, e sobre esse tema também vamos falar no vídeo.

A visita foi muito interessante pois adentrei na cultura dessa região vinícola e com esse vídeo mostro sobre vinhos e principalmente sobre cultura de um povo que, além de ter o hábito de consumo de vinhos a séculos, respeita e mantem a sua tradição vinícola viva.

O Bermet é o exemplo ancestral dos vinhos que sempre foram produzidos no Leste Europeu e remonta a forma de elaboração dos vinhos na época do Império Romano, onde nos Simpósios os vinhos eram misturados a inúmeros ingredientes para ter um sabor especial.

E o tema de vinho como remédio também não é de hoje que é culturalmente aceito pelo homem, desde a época dos Gladiadores o vinho era considerado um produto medicinal e por muito tempo era um dos poucos líquidos que podia ser bebido como produto limpo e saudável.

Mas esse assunto é para outro vídeo, por hora quero que vocês me acompanhem nessa visita a vinícola Kis, na região de Sremska Mitrovica, da Servia e desfrutem do vídeo conhecendo a cultura do vinho medicinal Bermet.

 Espero que desfrute desse vídeo e, se gostou, passa para um amigo.

É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.