facepixel

Enoturismo no Leste Europeu – Vinhos e variedades diferentes da ilha de Krk, na Croácia.

A Croácia fica no Leste Europeu, tem um litoral de mais de 6 mil metros quadrados no Mar Adriático, com mais de 1200 ilhas, sendo que a maioria tem suas próprias variedades locais para produção de vinhos.

Com uma produção de vinhos anterior a 500 a.C a Croácia faz vinhos originais, bem feitos e com bons preços, pois beber vinho é parte da cultura enraizada no seu povo, está presente na mesa da população local.

Dentre os vinhos croatas mais conhecidos temos os feitos com a sua própria Malvasia, chamada Malvazija Istarska, que faz brancos perfumados de mel e maça.

Outra curiosidade da produção de vinhos na Croácia é o valor que os produtores dão ao uso das barricas, usando várias e de várias regiões, como foi o caso da vinícola que visitei por aqui, que tinhas barricas de França, Eslovênia, Itália e da própria Croácia.

Voltando as uvas, a principal da região é a Plavac Mali e também outra coisa que já falei por aqui e que a uva Zinfandel / Primitivo é daqui, mas se chama Crljenak Kastelanski, que significa uva tinta de Kastela.

Eu fiquei vários dias em uma ilha linda que se chama Krk e tem também as suas próprias variedades para vinhos, por isso visitei a vinícola Ivan Katunar para conhecer os melhores vinhos croatas dessa ilha.

O vinho croata da variedade Žalahtina, que é branca e Sansigot, que é tinta, são as variedades adotas pela vinícola para seus vinhos e, com essas duas uvas, bem como com as variedades internacionais que já conhecemos, eles fazem vários estilos de vinhos, desde os vinhos tranquilos até vinho doce.

Provei todos os estilos de vinhos da vinícola, aprendi muito sobre as variedades locais, a forma de produção dos vinhos e apreciei muito a experiência de degustar os vinhos dessa ilha cálida banhada pelo mar Adriático.

Sem dúvida foi uma experiência maravilhosa conhecer os vinhos croatas e por isso resolvi compartilhar um pouco esse meu momento com você.

Espero que desfrute desse vídeo e, se gostou, passa para um amigo.

É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.