Como a Cabernet Franc é uma variedade muito antiga, é muito difícil precisar de onde ela realmente se originou, mas o que se sabe, é que ela seria uma variação de uma uva encontrada no País Basco.
Acontece que ela não se contentou e logo foi para a França, que faz fronteira com a terra basca. E foi por lá que a Cabernet Franc se popularizou, fazendo parte de grandes vinhos franceses. O sucesso foi tanto que ela já é considerada uma uva francesa.
A Cabernet Franc faz suceso no Vale do Loire, onde é famosa pelos vinhos rosé. Já na região de Bordeaux, ela é conhecida pelo trato no corte bordeleise, que é a mescla entre ela, a Cabernet Sauvignon e a Merlot. O corte de Bourdeaux, que uma referência copiada em todo o mundo.
A Cabernet Franc no Novo Mundo
A Cabernet Franc faz bastante sucesso em países sul-americanos, como o Chile, a Argentina e o nosso amado Brasil. Sabia que desde 1900 a uva já é plantada na serra gaúcha? Ela foi trazida naquela época para dar início à fabricação de vinhos finos no sul do país
Como falamos, a Cabernet Franc é muito utilizada em blend e corte, mas no Chile, podemos ncontrar vinhos monovarietais feitos com ela. E o que isso quer dizer? Vinhos feitos 100% com a mesma uva! Esta é uma oportunidade de ouro para quem está começando a provar vinhos, pois com apenas uma uva, é possível se familarizar com os sabores e aromas de forma mais tranquila.