facepixel

Enoturismo no Leste Europeu – Visita a vinícola Dveri Pax, na Eslovênia.

Quem gosta de BEBER VINHOS também gosta de cultura dos países vitivinícolas, por mais distantes que eles sejam, não é mesmo? No vídeo de hoje te apresento os vinhos da Eslovênia e a sua capital Liubliana. 

Se quiser saber mais sobre a vinícola clique aqui: https://dveri-pax.com/

A Eslovênia é um país que produz vinhos desde 500 A.C., é o país que é a porta de entrada para os demais do Leste Europeu, ou seja, uma passagem obrigatória e por isso mesmo um ponto no mapa que que sempre ligou várias culturas.

Estamos falando de um país de mistura de antigas culturas, como grega, celta, romana e etrusca. Foi o primeiro país da antiga Iugoslávia a se tornar independente e reconstruir seus vinhedos.

Eslovênia vinícola é dividida em três regiões principais: Primorska (ao lado da Itália e do mar adriático), Posavje (acima da Croácia) e Podravje (abaixo da Áustria e Hungria, que é a região mais fria, pela proximidade com os ALPES, uma terra que produz mais vinhos BRANCOS-70%).

Aqui também fica a VIDEIRA MAIS ANTIGA DO MUNDO e eu já tenho vídeo falando sobre ela, confere aqui: https://youtu.be/_VknL7P_TL4

Ela tem a idade confirmada de mais de 400 anos, o que lhe rendeu um lugar no Livro de Recordes do Guinness como a videira nobre mais antiga do mundo ainda produzindo uvas, acho que você vai gostar do vídeo também.

No vídeo de hoje vamos fazer enoturismo e te levo para degustar os vinhos da região de PODRAVJE e, aproveito para apresentar a capital da Eslovênia: se chama Liubliana, uma linda cidade cortada pelo rio Lublianica, repleta de pontes e estátuas.

Arte, cultura e história tem de sobra por aqui. Liubliana é também chamada a cidade dos Dragões, devido a uma lenda medieval que é lembrada pelos moradores até hoje, uma típica história de terror e que termina em romance, com sempre são os bons contos medievais.

Encontramos uma cidade super movimentada, tanto na parte mais moderna como na parte do castelo, do outro lado do rio, mas para além desse cenário de filme ainda degustamos vinhos encantadores.

Degustamos vinhos das variedades mais plantadas aqui, como a Pinot Noir, Riesling, Furmint (ŠIPON) e a autóctone nacional chamada BLAUFRÄNKISCH.

Inclusive eu conto para você nesse vídeo a história da variedade ŠIPON, que é o nome da FURMINT aqui na Eslovênia.

Espero que desfrute desse vídeo e, se gostou, passa para um amigo.

É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.