facepixel

Conheça o resveratrol: O antioxidante do vinho!

Conheça o Resveratrol: O Antioxidante do Vinho!

Que palavra complicada, hein? Mas o que será que ela significa? Pode ficar tranquilo, a palavra pode ser meio longa, meio esquisita, mas o que ela significa não é nada de ruim. Muito pelo contrário!

Os resveratrol é um poderoso antioxidante que pode ser encontrado nos vinhos. Porque, afinal de contas, o vinho nos ajuda com a nossa saúde mental e bem-estar, o que  também pode te dar aquela mão amiga com a sua saúde física também.

O que é o resveratrol?

Assim como o tanino (lembra dele? Clique aqui para conferir o vídeo), o resveratrol é um polifenól. Ele é um fitonutriente encontrado em várias plantas. É uma substância antioxidante que faz bem para o coração, rejuvenesce e tem várias outras boas propriedades.

Nas plantas ele funciona como um poderoso antioxidante, e é mais encontrado nas uvas tintas. Mas nos vinhos não tem um percentual que podemos considerar para nossa saúde física.

Vinho sem resveratrol é ruim?

De maneira nenhuma! A presença de resveratrol não é nenhum fator decisivo para a qualidade dos vinhos. Se fosse assim, não existiriam os ótimos vinhos brancos que nós conhecemos, não é mesmo?

O que vai fazer um vinho ser bom ou não é o fato de as uvas estarem sãs e do sistema de produção. O resveratrol é mais um detalhe muito bem-vindo dentro das nossas taças, nem que seja para equilibrar a presença de álcool e outras substancias que podem nos fazer mal (como sulfitos), pois com ele na taça já sabemos que tem algo benéfico para nosso organismo, nem que seja em mínimas quantidades. 

Beber mais de uma taça de vinho por dia me garante mais resveratrol?

Você se lembra da nossa velha palavrinha de cabeceira? Pois bato mais uma vez na tecla: O segredo é ter equilíbrio. Tomar uma taça por dia de um bom vinho, com certeza, nos faz bem! Mas exagerar nunca é indicado.

Afinal de contas, vinho tem álcool e, como sabemos, não existem estudos dizendo que o álcool nos faz bem. Uma taça, recomendável. Uma garrafa? Hora de repensar, não é mesmo? Aliás, o resveratrol é encontrado em diversos outros alimentos como mirtilo, amora e amendoim. Que tal se alimentar bem para apreciar um vinho sem preocupações?

Gostou do conteúdo? Então ative o sininho e não perca nenhuma novidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.