Depois de conhecer os métodos de produção, fomos direto para a sala de barricas! Ali, é a sala Cava Velha, onde estão Cavas Crianza. As garrafas ficam ali em repouso no escuro, umidade e silêncio. Além, é claro, da temperatura correta.
Mas afinal, como as borbulhas surgem no Cava? Já sabemos que aqui estamos falando de uma vinícola ecológica, então o processo obedece estes moldes. Durante a primeira fermentação alcoólica, as leveduras não produzem somente o álcool pois já surge desse açúcar o gás carbônico.
Acontece que nesta primeira etapa os produtores ainda não querem o gás carbônico, pois estão querendo um vinho tranquilo, por isso ele é eliminado. Isso faz com que as leveduras acabem morrendo, pois ficam sem alimento – o açúcar.
A solução é adicionar mais leveduras e mais açúcar para a segunda fermentação. E como aqui tudo é ecológico, o açúcar adicionado é feito com beterrabas. Após esta adição, o vinho é tapado. E como há uma tampa, onde surgem as borbulhas? Dentro da garrafa! Muito interessante, não é mesmo?
Gostou da nossa visita? Então deixe o seu like e acompanhe o nosso canal.