facepixel

Conheça os vinhedos, uvas e vinhos de Languedoc-Rosellón, na França.

Quer fazer ENOTURISMO? Nesse vídeo te mostro uma região vinícola da França muito peculiar pelos seus vinhos de variedades famosas como a Syrah, Cinsault, Carignan e Grenache.

Fiquei três dias próximos a vinícola para acompanhar a vindima mecânica que fizeram no Château de Fourques, aqui em Languedoc-Rosellón.

Nesse terroir de clima mediterrâneo cálido, com altas insolações encontramos tanto vinhedos jovens quanto antigos, em um solo argiloso calcário que também conseguimos identificar nesses vinhos que degustamos.

Além dos vinhedos participei do processo de elaboração dos vinhos, de uvas tintas e brancas e para fazer vários estilos de vinhos da vinícola: brancos, tintos e roses. E foram justamente esses vinhos que provamos na sala de degustação deles.

Esse Chateau é o que chamamos de vinícola de boutique, trabalha com enoturismo de forma muito rústica, assim como a elaboração dos seus vinhos, como verá no vídeo.

E toda essa rusticidade também está presente nos vinhos que provamos, por isso além da degustação ainda conversei com uma das proprietárias sobre o trabalho delas e acho que você vai gostar da apresentação que ela fez da vinícola.

O que mais me chamou a atenção é que são vinhos elaborados por mulheres a vários anos, uma vinícola familiar que desde o início está em boas mãos, demostrando a quebra de pré-conceito com as mulheres no setor vinícola desde o surgimento do primeiro vinho.

Por esses vários detalhes sobre os vinhos dessa vinícola francesa de Languedoc-Rosellón e pela história do Château de Fourques espero que desfrute desse vídeo e, se gostou, passa para um amigo.

É só dar o PLAY para conferir o vídeo e depois me fala se gostou!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.