facepixel

Como conhecer uma CAVE DE VINHO DO PORTO? Turismo em Portugal em torno do grande vinho português

Hoje nós estamos na belíssima cidade do Porto, tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. E o que viemos fazer aqui? Conhecer mais sobre o mundo dos vinhos é claro! Vocês sabem que viajar já é ótimo, para fazer enoturismo, então, é perfeito!

Nossa parada é o Cais de Gaia, ponto histórico da cidade, conhecido pelas várias Caves de Vinho do Porto. Com a visão paradisíaca do Rio Douro, nosso passeio por aqui já começa cheio de encantos! Venha comigo conhecer um pouco mais sobre este vinho tão especial deste lugar maravilhoso!

Caves do Vinho do Porto

O Vinho do Porto é especial para todo amante de vinhos, seja ele um provador experiente ou iniciante. E o grande segredo está justamente aqui no Cais de Gaia. Por aqui, de ponta a ponta, temos Caves para experimentar este vinho tão especial.

Para quem está de passagem pela cidade do Porto, é muito fácil atravessar a ponta e vir fazer uma prova de vinhos por aqui. O processo é um pouco aleatório: você descobre qual Cave te despertou a vontade de visitar, escolhe os vinhos que quer degustar e entra para conhecer a história do lugar! Uma experiência riquíssima de conhecimento.

O Transporte do Vinho do Porto

Mas por que o Cais de Gaia se tornou o lugar ideal para degustar um bom Vinho do Porto? O vinho é produzido na região do Douro, uma região conhecida pelas oscilações de temperatura. Por isso os produtores escolhem trazer o vinho para o cais, que é livre destas oscilações e garante uma guarda adequada para o produto!

Por aqui o vinho fica guardado nestas Caves enormes longe de umidade, de luz e de tudo que possa prejudicar a produção. O tempo de guarda depende de cada vinho, mas costuma levar anos.

 E o mais interessante: a bebida é trazida para cá pelos históricos Barcos Rabelos, que há mais de um século fazem o transporte do Vinho do Porto para o cais. Muito interessante, não é mesmo? Cada Cave tem sua história única e encantadora.

Por Dentro das Caves

Entrar em uma Cave é mergulhar na história! Na que decidimos visitar, a Ferreira, conhecemos a história da dona Antônia, uma mulher visionária que assumiu as rédeas do negócio da família e transformou o comércio do Vinho do Porto. Sua importância foi tal, que o comércio local se beneficiou muito com a sua intervenção.

E como fica o vinho? Como eu disse, as barricas descem da região demarcada do Douro, das quintas onde são produzidas aqui para as Caves, ficando ao nível do mar. E aqui, em meio à escuridão, envelhece protegido de luz, vento, umidade e trepidação, o mais famoso produto português, o Vinho do Porto.

Provando Alguns Vinhos do Porto

Cada visita tem em média uma hora de duração, o suficiente para mergulharmos na história e também provarmos algumas variedades do Vinho do Porto e conhecer seu processo de guarda, como de um tawny, um ruby, um vintage, ou um LBV.

Logo depois fomos para uma sala de degustação, onde experimentamos um vinho branco e um tawny! Uma curiosidade bem legal contada pelo guia é que este vinho branco pode ser usado como aperitivo com tônica! O famoso Porto Tônica.

Já o Tawny é um vinho mais complexo! Mas sejamos honestos, todo Vinho do Porto tem sua complexidade! E é isto que torna esta bebida tão especial para todos nós apreciadores! Um verdadeiro tesouro português!

Gostou do conteúdo? Então não deixe de se inscrever e deixar seu like, ele nos ajuda muito!  =)

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!