facepixel

Vinho seco, suave e doce – Qual a diferença?

Todo mundo que começa a provar vinhos tem suas dúvidas em relação aos tipos da bebida que deve experimentar. E vamos falar a verdade, quase todo mundo começa pelos mais docinhos, não é verdade?

Eu não sou nenhuma exceção a regra! Quando comecei, meu paladar sempre me apontava aqueles sabores mais adocicados, aqueles vinhos brancos bem cheios de açúcar. Mas com um pouquinho de prática e experiência essa cena logo muda. Quer aprender a tomar vinhos mais finos e ficar fera? Vem comigo!

Aprendendo a provar

É culturalmente normal no Brasil começarmos nossa jornada no mundo dos vinhos com bebidas mais doces, pois são mais fáceis ao nosso paladar.  Mas é uma progressão natural passarmos para os vinhos mais suaves e depois os secos, foi assim comigo!

O que pode impedir muita gente de fazer esta transição é o fato de pensarem muito nos taninos dos secos! Que dão aquele sabor mais amargo ou adstringente. Mas não vá pensando que todo vinho seco desce rasgando, viu?

Ótimos vinhos feitos com uvas como Pinot Noir e Garnacha são bem suaves nos taninos e oferecem uma apreciação completa ao nosso paladar! E é aí que entramos em outra parte importante: conhecer as uvas.

Conhecendo as uvas

A partir do momento que comecei a conhecer as uvas dos vinhos o meu interesse por eles só cresceu! Afinal de contas a curiosidade é um fator muito importante das descobertas, não é mesmo?

E com meu conhecimento também fui descobrindo novos caminhos para apreciar a bebida. Vinhos finos e elegantes são muito mais ricos em aroma, sabor e complexidade! E aí temos o nosso voilá, a harmonização!

Harmonizando

Quando experimentar um vinho pense logo em algum prato especial que combinaria com ele! Faça combinações entre vinhos e bebidas e uma coisa posso te garantir: A adstringência e o amargor são disfarçados a cada garfada.

Fazendo essa associação seu prazer com o vinho só tende a crescer, assim como o seu paladar se tornará mais aguçado! Então a minha dica é ousar, não tenha medo de experiências, pois elas só farão o seu conhecimento se expandir!

Gostou das dicas? Então clique no vídeo e confira muito mais! Não esqueça de deixar o seu joinha, pois ele nos ajuda muito!

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!