facepixel

Cabernet Franc – A uva que deu origem a Cabernet Sauvignon

Uma das espécies mais antigas de uvas, a Cabernet Franc é a irmã mais velha da rainha das uvas tintas, a Cabernet Sauvignon. Ela também é parente da Camérnère, que nós também já conhecemos. Podemos dizer que ela é uma das variedades mais famosas do mundo.

E que responsabilidade para esta uva que atravessou gerações, hein? Ter sido responsável por dar origem a dois nomes de peso, os vinhos produzidos com a Cabernet Franc são sucesso total na França, mas ela também já deixou sua marca registrada no Novo Mundo.

Sabia que até no Brasil ela é a estrela de bons vinhos? E é sobre isso que falo hoje, esta uva ancestral que faz sucesso em todo o mundo, a Cabernet Franc é uma história viva e por isso precisamos conhecê-la bem!

Origem da Cabernet Franc

Como a Cabernet Franc é uma variedade muito antiga, é muito difícil precisar de onde ela realmente se originou, mas o que se sabe, é que ela seria uma variação de uma uva encontrada no País Basco.

Acontece que ela não se contentou e logo foi para a França, que faz fronteira com a terra basca. E foi por lá que a Cabernet Franc se popularizou, fazendo parte de grandes vinhos franceses. O sucesso foi tanto que ela já é considerada uma uva francesa.

A Cabernet Franc faz suceso no Vale do Loire, onde é famosa pelos vinhos rosé. Já na região de Bordeaux, ela é conhecida pelo trato no corte bordeleise, que é a mescla entre ela, a Cabernet Sauvignon e a Merlot. O corte de Bourdeaux, que uma referência copiada em todo o mundo.

A Cabernet Franc no Novo Mundo

A Cabernet Franc faz bastante sucesso em países sul-americanos, como o Chile, a Argentina e o nosso amado Brasil. Sabia que desde 1900 a uva já é plantada na serra gaúcha? Ela foi trazida naquela época para dar início à fabricação de vinhos finos no sul do país

Como falamos, a Cabernet Franc é muito utilizada em blend e corte, mas no Chile, podemos ncontrar vinhos monovarietais feitos com ela. E o que isso quer dizer? Vinhos feitos 100% com a mesma uva! Esta é uma oportunidade de ouro para quem está começando a provar vinhos, pois com apenas uma uva, é possível se familarizar com os sabores e aromas de forma mais tranquila.

Características da uva

A Cabernet Franc possui cachos médios e a uva é pequenininha e compacta, com a pele bem grossa. A poupa é transparente com um toquezinho herbáceo, por conta da pirazina. Isto também indica que ela tem mais polifenóis! Isto mesmo, os nossos velhos conhecidos, os taninos.

Os aroma de vinhos produzidos com esta uva trazem uma peculiaridade: Aromas florais como o de violeta e aquele toquezinho de especiarias, o que já nos dá algumas boas ideias sobre como a harmonização pode ser feita.

Como harmonizar

Pense comigo: Aromas de especiarias como pimenta negra e aquele toquezinho de pimentões verdes (olha a pirazina aí de novo!) Então, que tal ousar na hora da harmonização? Um Cabernet Franc cai muito bem como uma pizza com bastante orégano! Olha que combinação de sabores e especiarias.

Outra boa pedida para a Cabernet Franc, pode ser um ensopado de lentilhas, ou um favorito dos brasileiros: Aquele caldinho de feijão caprichado, para combinar com o toque de especiarias.

E aí, gostou das dicas? Então deixe o seu like e não esqueça de assistir o vídeo!

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!