facepixel

Tannat - Da França ao Uruguai

Tannat, o nome desta uva nos remete a um velho conhecido, não é mesmo? Será que este nome tem a ver com taninos? Já posso te adiantar que sim, a relação entre os dois é bem estreita.

Se você não se lembra o que são os taninos, temos um vídeo prontinho explicando tudo sobre esta substância tão importante na fabricação dos vinhos. É só clicar no link e ficar por dentro de tudo sobre eles.

Mas existe muito mais sobre esta uva francesa que conquistou corações na América do Sul, em países como Argentina e Uruguai. E é nos vinhos uruguaios feitos com a Tannat que vamos nos focar, pois é ao sabor dela que nós brasileiros estamos mais acostumados.

Origem da Tannat

Quer saber um pouco mais sobre esta uva? Pois vamos começar: A Tannat nasceu na França, mais precisamente no sudoeste, abaixo de Bordeaux, próximo aos Pirineus. 

E como esta uva europeia conquistou os corações latino-americanos? Ela chegou ainda no século 19 ao Uruguai, trazida por um empresário local. Em 1870, a Tannat passou por um “boom” de produção nos vinhos uruguaios.

E o sabor mudou? Um bocado! Esta uva, cultivada no solo uruguaio, temperado e muito úmido, ganhou propriedades únicas por lá, uma vez que este solo é muito diferente do francês, não é mesmo?

Características da Uva

A Tannat produz vinhos encorpados, justamente pela alta quantidade de taninos. A uvaé bem pequena e compacta e os cachos são médios e elas têm uma cor bem forte, um negro quase azulado.

Essa cor faz com que a tonalidade do mosto tenha muita tonalidade e muitos taninos. Esta característica faz com que algumas vezes ela precise ser mesclada com outras uvas para tentar amenizar o sabor. No país de origem, a França, ela costuma ser utilizada junto a Cabernet Sauvignon para blend, assemblage.

Harmonizando

E agora já deve estar batendo a curiosidade sobre como harmonizar este vinho, não é mesmo? Pois saiba que com a Tannat você pode radicalizar! Pela alta quantidade de taninos, o efeito adstringente pode deixar a nossa boca um pouco seca.

A solução para isso é apostar em carnes bastante gordurosas para uma experiência bem prazerosa, sem medo mesmo! Sabe o que cai como uma luva para apreciar o seu Tannat? Um belo hambúrguer!

Gostou do conteúdo? Então clica no vídeo para conhecer mais sobre a Tannat! E não esqueça de deixar o seu like!

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!