facepixel

Hoje decidimos botar o pé na estrada mais uma vez! Fomos visitar a Vinícola Sumarroca, na região dos Penedès, uma das quintas mais tradicionais da Catalunha. Em seus 406 hectares de vinhedos, mesclam-se história, qualidade e cuidado com o meio ambiente.

Quer saber o que torna esta vinícola tão especial? Então acompanhe este vídeo que ajuda a desvendar toda a beleza e tradição da Sumarroca na produção de vinhos espanhóis, afinal de contas, estamos falando de uma das maiores vinícolas da região.

A história da Vinícola Sumarroca

Quem acompanha o canal já sabe que eu adoro viajar! E se for para provar novos vinhos, perfeição. Melhor ainda se a visita é guiada por alguém que conhece a história, pois foi testemunha do início da vinícola.

Quem nos guia é a neta do fundador da Vinícola Sumarroca, a Mercê Summarroca, e minha amiga da faculdade de sommelier. De acordo com ela, tudo começou de forma bem despretensiosa. O avô produzia vinhos artesanalmente para os vizinhos. Naquela época, isso era a coisa mais normal do mundo!

Acontece que estes vizinhos não botavam tanta fé assim no projeto e diziam que o projeto nunca ia vingar. Mas adivinha só? É claro que eles estavam errados e as videiras de Chardonnay cultivadas ali, cresceram, apareceram e se tornaram referencial na região.

Preocupação Ecológica

Outra coisa que salta aos olhos é o grande cuidado com o meio-ambiente que a Vinícola mantém em seu terroir. De acordo com a nossa guia, ser ecológico significa entender a vida, a viticultura, de entender de tudo.

A vinícola conta com pedras aluviais que fazem com que ela seja protegida pela Rede Natura 2000. Por ali passava um rio, mas agora estas águas são subterrâneas o que colabora, principalmente, para o aninhamento de aves na região.

Periodicamente autoridades florestais visitam a vinícola para contabilizar os animais que repovoaram a área da Sumarroca. Isso é que eu chamo de cuidado com o ecológico, não é mesmo?

Para deixar tudo ainda mais especial, é lógico que teríamos que provar um vinho em meio aos vinhedos. Fizemos um picnic por lá, onde provamos um autêntico Cava da Sumarroca, feito com Macabeu, Xarello e Parellada, que são as três variedades típicas do Cava, que se faz na região dos Penedès .

Este vinho ficou em guarda por 36 meses e foi aberto especialmente para nós! Não preciso nem dizer que foi uma experiência incrível, não é?

Produção dos vinhos na Sumarroca

Depois de saborear um belo Cava, foi a hora de conhecer a estrutura da Sumarroca para a vinificação, a bodega. Afinal de contas, é ali que são feitos os vinhos e esta é uma parte fundamental da nossa visita.

A estrutura é simplesmente enorme, não poderia ser diferente em uma das maiores vinícolas da Sumarroca. E é claro que eles demandam de equipamentos super especiais para a produção dos seus vinhos.

Eles utilizam ovos de cimento e barro para a vinificação, materiais que são utilizados nas vinícolas que mais apostam em tecnologia de ponta. Sem dúvida, este é mais um diferencial da Sumarroca. Logo depois, é só engarrafar e colocar o rótulo.

Como surgem as borbulhas do Cava?

Depois de conhecer os métodos de produção, fomos direto para a sala de barricas! Ali, é a sala Cava Velha, onde estão Cavas Crianza. As garrafas ficam ali em repouso no escuro, umidade e silêncio. Além, é claro, da temperatura correta.

Mas afinal, como as borbulhas surgem no Cava? Já sabemos que aqui estamos falando de uma vinícola ecológica, então o processo obedece estes moldes. Durante a primeira fermentação alcoólica, as leveduras não produzem somente o álcool pois já surge desse açúcar o gás carbônico.

Acontece que nesta primeira etapa os produtores ainda não querem o gás carbônico, pois estão querendo um vinho tranquilo, por isso ele é eliminado. Isso faz com que as leveduras acabem morrendo, pois ficam sem alimento – o açúcar.

A solução é adicionar mais leveduras e mais açúcar para a segunda fermentação. E como aqui tudo é ecológico, o açúcar adicionado é feito com beterrabas. Após esta adição, o vinho é tapado. E como há uma tampa, onde surgem as borbulhas? Dentro da garrafa! Muito interessante, não é mesmo?

Gostou da nossa visita? Então deixe o seu like e acompanhe o nosso canal.

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!