facepixel

Como é a vindima ou colheita das uvas

Chegou a época da vindima! Ou seja, chegou a época da colheita das uvas. Aposto que você sempre quis saber como funciona este processo. Afinal de contas, poucas coisas são tão prazerosas quanto acompanhar o processo de elaboração de vinhos.

Para isto, fomos para até a Vinícola Montrubí, na Catalunha, para te mostrar todo o processo de uma vindima e o início da elaboração dos vinhos produzidos ali. Está realmente imperdível, então vem com a gente!

Como é a vindima?

Bom, primeiro vamos esclarecer alguns pontos. Apesar de a vindima ser mais associada ao processo de colheita, este é só o inicinho de tudo. Na verdade, a vindima engloba desde a colheita até o início da produção do vinho.

Por aqui na Vinícola Montrubí, a uva que colhemos é a Sumoll , uma variedade tinta e característica da região dos Penedés. Por aqui, estas uvas vão se tornar vinhos rosados. Assim como a Pinot Noir , esta variedade é bastante delicada e deve ser manuseada com cuidado.

Nesta vinícola, contratam pessoas de fora para vindimar. Estas pessoas colhem parcela por parcela, enchem as caixas e colocam no trator para serem levadas para a bodega, onde a produção do vinho começa.

Após chegar à bodega, as uvas passam pela mesa de seleção e desgaçadeira, logo depois, vão para a prensa. Enfim, agora é hora de esperar o mosto repousar nos tanques até se tornar vinho. 

O vinho feito aqui é o estilo rose e por isso o mosto destas uvas tintas ficaram bem pouquinho tempo macerando com as cascas até chegar a tonalidade que o enólogo queria, mas ele mesmo explica isso no vídeo. 

Desfrutando um pouco dos vinhos

Depois de botar a mão na massa, é lógico que também apreciamos alguns bons vinhos produzidos na Montrubí, não é mesmo? Afinal de contas, todo esforço merece uma recompensa.

O bar da vinícola fica em um charmoso edifício, datado de 1880, que foi harmoniosamente reformado com o entorno de vinhedos e bosques do Penedés. Depois de uma vindima, nada melhor do que saborear um belo vinho rosado com este visual!

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!