facepixel

Pinot Noir - A uva dos vinhos elegantes.

Elegância, bom gosto e qualidade são as características mais marcantes da Pinot Noir, uma das maiores estrelas do mundo dos vinhos. Eu aposto que você já ouviu o nome desta uva por aí e, se for sortudo o suficiente, já até experimentou algum vinho feito com ela.

Alguns dos vinhos mais seletos do mundo são feitos com esta uva especial, como o “La Romane Conti”. Quer sentir um gostinho deste vinho? Ele sai pela bagatela de 25 mil euros (da última vez que eu dei uma olhadinha!).

E por que esta uva é tão especial? Vamos descobrir um pouquinho mais sobre ela que você logo logo vai entender o porquê de vinhos com esta uva terem um valor mais elevado e, muitas vezes, serem até exclusivos.

O que a Pinot Noir tem de tão especial?

A pinot noir é especial por vários motivos, mas vamos começar lá do inicinho! Esta uva é natural da Borgonha, na França e tem algumas peculiaridades. A primeira é o tamanho, bem pequenininha e compacta. Ela tem uma cor bem escura e por essas características, o tamanho e a cor, é que tem o seu nome: Pinha negra, em francês “pinot noir”.

Apesar de ter a casca mais escura, a poupa da uva é bastante clarinha, sendo quase transparente. Essas duas cores se contrastam muito bem quando vão para a taça, dando ao vinho uma coloração única.

O grande segredo da pinot noir é o seu cultivo! Como toda coisa boa, a uva é meio chatinha! As vinhas  não dão muitos frutos, por isso a pinot noir conta com um elemento de “raridade”, junte isto à qualidade e é claro que o preço aumenta consideravelmente, não é? Mas vale lembrar que existem muitos produtores fazendo ótimos vinhos de pinot noir com preço acessível.

A Pinot Noir no Novo Mundo

Como dissemos, esta uva é natural da França, mas é claro que esta qualidade acabaria ganhando o mundo. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor do mundo da pinot noir. E não pense que é só por lá que ela ficou não, viu?

Países da América do Sul como Argentina, Chile e até o Brasil também já produzem a uva! Mas como a pinot noir é um fruto que gosta do frio, no Brasil ela precisa ser cultivada  na altitude para que o produto seja de alta qualidade.

A degustação

Tá achando que a Pinot Noir é para ser degustada em qualquer taça? De jeito nenhum! A taça adequada é xará da região natal da uva, a Borgonha! E você precisa saber que dependendo da taça que você usa para degustar, pode mudar muito a sensação organoléptica. E isso nada mais é que o cheirinho, os aromas do vinho.

Vou te contar, ver o vinho na taça é quase hipnotizante e o sabor então, taninos seguros e uma acidez marcada, típico dos climas frios!

Baixe o e-book grátis

Vinho, saber beber

* indicadores requeridos
Seu e-book está no e-mail

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim
Redes Sociais
LOJA
Veja os produtos
ONDE ESTOU NESTE MOMENTO
Baixar e-book gratis
VINHO, SABER BEBER
Vídeo Recente
Baixe o e-book gratis

Vinho, saber beber

* Indicadores requeridos
Redes Sociais

Visite-nos em outros lugares!